terça-feira, 20 de abril de 2010

Museu Teixeira Lopes

No dia 25 de Março realizei uma visita de estudo à Casa Museu Teixeira Lopes. Essa visita foi muito relevante para mim, porque fiquei a conhecer uma personalidade que até à data desconhecia, a senhora que estava a servir de guia mostrou-nos o lado muito humano desse homem.

Teixeira Lopes era um escultor muito consagrado na época, que elaborou imensas peças para pessoas muito importantes, como foi o caso da rainha D. Amélia, que passou a ser sua amiga pessoal.

Teixeira Lopes nasceu em Gaia e lá conheceu a sua amada, mas este conto de fadas não deu frutos, o casamento nem chegou a ser consumado visto a noiva não estar virgem. Este acontecimento condicionou bastante a vida deste homem visto que tornou a sua vida bastante triste. Então ele decide investir somente na sua carreira e nas amizades que foi construindo. O facto de ele nunca ter tido filhos levou-o sempre a fazer peças com crianças.

Antes da sua morte ele doou todo o seu património à Câmara de Gaia, e estes tiveram o cuidado de preservar todo o seu espólio para poder ser admirado por toda a comunidade da cidade e de todo o país, sendo hoje em dia um nome muito sonante no âmbito da cultura Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário